PAPA LEÃO XIII - Um nobre no Vaticano

"É, em grande parte, no seio das famílias que se prepara o destino das nações."


Autor do Rerum Novarum, um dos pilares da DSI (Doutrina Social da Igreja), Leão XIII ou Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, era filho do Conde Lodovico Pecci, de Siena, cuja família tivera, no passado, ligação com os Médici, de Florença. Foi instruído na "Academia dos Nobres em Roma" e, conforme o desejo de sua mãe, abraçou a carreira eclesiástica.

Sua importância é vital para a Terceira Posição, por apontar as falhas inerentes tanto ao capitalismo quanto ao comunismo. Sua contribuição à DSI formulou as premissas do Distributivismo (ou Distributismo). Suas idéias o levaram a elaborar, em 1891, o citado Rerum Novarum. Esta encíclica marcou o início da sistematização do pensamento social católico, a DSI e foi um contributo para desmistificar "uma esquerda católica" que se via no movimento do socialismo cristão. Este documento influenciou fortemente a criação do Corporativismo. Sua influência é mais notável em movimentos tradicionalistas e/ou cristãos, como o Integralismo. E com essa encíclica, a Igreja Católica expandiu o seu interesse em tópicos sociais, econômicos, políticos e culturais, e ela exigiu uma drástica conversão da sociedade ocidental do século XIX em face das influências liberais.

Na encíclica Arcanum Divinae Sapientiae, defendeu os valores da família e do matrimônio. Também condenou a Maçonaria e considerou o Americanismo uma heresia. A heresia americanista é definida como o endosso (em vez da mera tolerância) daquilo que a Igreja Católica define como princípios anticatólicos, os quais são abraçados pelos Estados Unidos: liberalismo, individualismo, racionalismo, liberdade religiosa, liberdade de pensamento, secularismo, laicismo, separação da Igreja e do Estado, etc. Estes princípios estão estreitamente associados às correntes modernistas (o modernismo já foi condenado pela Igreja), nomeadamente ao subjetivismo, ao relativismo, ao indiferentismo religioso e à desobediência ao Magistério da Igreja Católica.

Compartilhar no Google Plus

About legio.romano

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário